Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Estou mais uma vez .... cansada!

Artigo de advogada paulinense é destaque em grandes mídias do País

Advogada, Elaine Reis, seu artigo foi destaque recentemente em grandes mídias do País, como jornal Gazeta Mercantil e jornal de Brasília,
O artigo “Trabalho, Qualidade de Vida e Justiça” da advogada paulinense, Elaine Reis, foi destaque recentemente em grandes mídias do País, como jornal Gazeta Mercantil e jornal de Brasília, além de ser debatido no canal TV Justiça.


Confira abaixo o artigo

“Trabalho, Qualidade de Vida e Justiça”

A qualidade de vida passou a ser discutida também nos tribunais do Judiciário brasileiro. O desemprego que ainda assola o país, apesar de alguns indicadores positivos, e as dificuldades na concessão e manutenção de benefícios previdenciários junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) têm contribuído para o aumento de ações trabalhistas, principalmente as ações pleiteando danos morais por doenças adquiridas em ambiente de trabalho.

No entanto, não só o trabalho, mas inúmeros fatores contribuem para o surgimento dessas doenças. A falta de lazer e a rotina quase que exclusiva de trabalho têm gerado um sentimento e até o conceito de que é o trabalho e não uma rotina de vida viciada que produz inúmeras doenças.

Assim, as ações trabalhistas de danos morais são em sua maioria motivadas por doenças supostamente laborais, ou seja, doenças hipoteticamente adquiridas em virtude das atividades desenvolvidas dentro do local de trabalho, causando o alegado sofrimento moral motivado pela redução da capacidade ou incapacidade laborativa do trabalhador.

Destacamos a título exemplificativo a fibromialgia, que se caracteriza por dores crônicas, em diversos pontos do corpo, sendo a dor seu principal sintoma. A causa da fibromialgia ainda não é totalmente conhecida e sua caracterização como doença do trabalho tem gerado discussões, pois sua configuração não possibilita a certeza na determinação do nexo causal existente ou não com o trabalho.

Acreditava-se que a fibromialgia era causada por movimentos repetitivos, peso e excesso de esforço, que causariam inflamações e dor. Porém, descobriu-se que tais fatores não desencadeiam a doença e que inexiste qualquer inflamação no diagnóstico da fibromialgia. Tanto é verdade que no tratamento indica-se a prática de exercícios físicos, tais como musculação. Na descrição dos fatores favoráveis ao surgimento da doença encontram-se fatores emocionais e alterações do sistema nervoso, entre outros.

Em estudos recentes realizados por pesquisadores da área, descobriu-se que a fibromialgia está associada a um nível alto de estresse não-relacionado ao trabalho, mas à rotina e à ausência de lazer, contribuindo para o aparecimento dos pontos de dores. Isso nos leva a concluir que o não-investimento pessoal na qualidade de vida leva ao surgimento de doenças que não são laborais, mas com reflexos no trabalho.

Portanto, em muitos casos não são as empresas ou as atividades laborais, mas sim a qualidade de vida dos trabalhadores, seus hábitos e sedentarismo que desencadeiam doenças diversas. Sob essa perspectiva, os empregadores poderão investir em atividades de lazer para seus funcionários, agregadas com atividades que minimizam os riscos de pagamentos de indenização ou danos, tais como ginástica laboral, massagem etc.

Conclui-se que os trabalhadores devem estar atentos a sua qualidade de vida, investindo em lazer e atividades relaxantes, pois não será o pagamento de indenizações trabalhistas a cura para as dores, sejam físicas ou morais.









Notícia Postada em 15/04/2008 às :: por: >Paulínia News

4 comentários:

  1. Eis a prova de que o estresse é um dos grandes causadores da fibromialgia, no meu caso, foi. Após 3 anos de psicoterapia a psicóloga emitiu um laudo onde dizia que o meu comprometimento maior foi a nível de "EXCESSO DE ATIVIDADE LABORATIVA".

    Sou Escrivã de Polícia Civil, e chegava a trabalhar 36 horas seguidadas, por apenas 12 horas de folga, num trabalho árduo, sob pressão e de muita responsabilidade como prazos a cumprir, o que me obrigava muitas vezes a trabalhar até nos dias em que deveria estar de folga.

    Estou afastadada da função, e tive uma melhora considerável no meu quadro clínico.

    Em abril/2007 fez um ano que obtive o diagnóstio de fibromialgia, atavés do médico Psiquiátra, Dr. Joaquim Carvalho, em Rio Branco-Acre, com o qual faço tratamento intensivo e o mesmo indicou a acupuntura como tratamento alternativo, mas todo esse tratamento está aliado ao repouso também, hoje trabalho apenas no período da tarde, na Assessoria Júrídica da Secretaria de Segurança Pública, onde digito pequenos pareceres, conforme a minha capacidade e meus limites.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO EM GÊNERO NÚMERO E GRAU.
    ESQUECEM DE PREMISSAS:
    O QUE É SAÚDE?
    O QUE É PACIENTE?
    QUAL O JURAMENTO FEITO PELO MÉDICO?
    E PRINCIPALMENTE,

    EXISTEM SIM AS FRAUDES, MAS É DE AMBOS OS LADOS.
    CONTRA NOSSAS "POSSÍVEIS" FRAUDES EXISTEM OS PERITOS. E QUANTO AS "PROVÁVEIS" FRAUDES DENTRO DO INSS... VOCÊ CONHECE ALGUM PERITO DO POVO?
    SABEM SE O QUE ESTÃO FAZENDO? NÃO ESTARÃO PREJUDICANDO NINGUÉM?

    ♫ QUE ´PAÍS É ESSE?????

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O estresse pós-traumático (sequestro, assalto, estupro, morte de ente querido, separação conjugal, falência financeira, acidente de carro, avião, etc.) é a causa principal da fibromialgia. Fatos muito marcantes como os citados acima diminuem, no organismo, a concentração de vitaminas e aminoácidos responsáveis pela síntese de SEROTONINA e MELATONINA.´
    É conhecido da literatura científica que os fibromiálgicos têm baixo nível de melatonina. A reposição desta molécula, leva ao desaparecimento das dores. Baseado neste fato, eu descobri que um medicamento que eu desenvolvi para úlcera, gastrite e refluxo promove também a regressao e cura dos sintomas de fibromialgia, pois ele contém altas doses de melatonina(www.protexid.com). Este medicamento está sendo produzido e comercializado nos EUA.
    Eu tratei mais de 1600 pacientes com estes sintomas e cerca de 300 deles disseram que tinham fibromialgia e as dores haviam desaparecido. Então acabei melhorando um pouco a fórmula e adicionei magnésio. Isto fez com que ela ficasse eficaz para ambas as doenças.

    O protexid contém vitaminas, aminoácidos e melatonina. A melatonina controla a motilidade gastrointestinal e o sono. Ela também tem uma estrutura química muito similar à sumatriptana (medicamento usado para dor de cabeça). Esta estrutura química confere à melatonina um efeito analgésico poderoso e sem efeitos colaterais pois é uma substância produzida na nossa glândula pineal. Geralmente as pessoas com fibromialgia têm baixo nível de melatonina no organismo. Por isto ocorre o aparecimento da dor.

    Um grande abraço,

    Dr. Ricardo de Souza Pereira
    ricardodesouzapereira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!