Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

sábado, 13 de setembro de 2008

2ª Reunião da ABRAFIBRO! Sucesso!

Olá pessoal!

No dia 06.09.08 nos reunimos na casa de nossa amiga Neide, para traçarmos alguns "Planos de Ação" e prepararmos "Normatizações" também.

Como podem ver, temos mais uma aliada a nossa luta... é a Jornalista "AlinePires".

Outras pessoas também estão nessa batalha junto a nós... O fisioterapeuta Felipe, alguns contatos com faculdades também poderão nos trazer grandes frutos.

E outras novidades logo estarão por aí!

Somos poucos como podem perceber, e estamos precisando U R G E N T E de pessoas que queiram unir-se a nós nessa batalha.

Trabalho, mesmo que em casa, temos muitos.

Quais? Pois então vamos dizer...

- Pessoas que estejam dispostas a fazer um trabalho voluntário de atendimento solidário a outros fibromiálgicos, por telefone ou internet. Estas pessoas receberão treinamento apropriado com nossa amiga Neide. Ela tem vasta experiência na CVV, e lá treinou voluntários também;

- Profissionais que possam dedicar algumas poucas horas aos fibromiálgicos, dentro de sua profissão (A exemplo da nossa amiga Ane, que já se prontificou a executar um trabalho alternativo com fibromiálgicos, como ela);

- Pessoas que possam nos ajudar a responder e-mails enviados por pessoas buscando informações sobre a "Síndrome de Fibromialgia", indicações de outros fibromiálgicos que residam por perto; indicações de médicos especialistas, entre outras informações;

- Pessoas que estejam dispostas a fazer pesquisas de matérias sobre tudo que estiver relacionado a nossa síndrome. Pesquisas essas que podem ser feitas pela internet;

- Pessoas que possam sair a campo(hospitais, clínicas, consultórios, etc...) para colher informações de outros fibromiálgicos que não tem acesso à internet. O material para essa pesquisa será fornecido pela Maria Cristina; responsável pela área de Estatística;

- Pessoas que possam pedir matérias, pela internet, aos diversos canais de mídia (escrita e falada)insistentemente;

- Necessitamos de pessoas que possam nos fornecer, gratuitamente, cartões de visita, panfletos, manuais e, não temos recursos que paguem estas despesas;

- Pessoas que nos ajudem a fazer contatos com fibromiálgicos de todos os Estados do Brasil, para dar-lhes suporte para a formação de Grupos de Apoio, Reuniões, Bazares, e outros eventos;

- Necessitamos também de pessoas que tenham contatos com políticos e advogados, para que possamos montar uma grande ação coletiva contra o INSS e contra o SUS, para garantirmos constitucionais, como o reconhecimento de nossa Síndrome como doença incapacitante, e para que o SUS nos forneça medicamentos/tratamentos/educação/especialização/pesquisas dignos do que precisamos;

- Precisamos de patrocinadores/parceiros para darmos continuidade na constituição legal de nossa Associação. Queremos sair da informalidade, porém sem receita isso não será possível.
Sabemos da situação econômica de muitos fibromiálgicos que mal tem dinheiro para comprar seus medicamentos. Portanto, faz-se necessário o subsídio para essa constituição.

Como podem perceber... se cada um fizer um pouquinho, alcançaremos logo logo tudo que pretendemos. Mas precisamos de AJUDA!

Não estamos pedindo dinheiro nenhum, mas sim o que realmente precisamos para dar prosseguimento aos nossos projetos.

Sabemos que temos momentos de clausura, momentos de tristezas e momentos de muitas dores.

Porém,... se como formigas fizermos juntos todo esse trabalho certamente o fardo não será pesado para ninguém.

Se você tem mais alguma outra idéia, sugestão, reclamação, ou mesmo pode nos ajudar com outras coisas, .... não se acanhe! Escreva-nos! Nosso e-mail é:

abrafibro@hotmail.com

Tenha certeza que você terá a atenção merecida. E claro, e o agradecimento de todos os fibromiálgicos do Brasil.

Como já escrevi acima, a jornalista Aline, veio trazendo suas experiências para somás-la à área de "Mídia Interna e Externa - Comunicação"; sob o comando do Cristian.

Eu Sandra estou sob o comando da Secretaria Geral e do Departamento Jurídico.

A Jelians está sob o comando da área de Saúde, com o suporte do fisioterapeuta Felipe (Unifesp).

Ou seja, estamos trabalhando pelo bem comum e, precisamos de toda ajuda possível para fazermos realidade o que tanto sonhamos.

Precisamos nos unir!

Nosso principal objetivo:

"A conscientização da sociedade civil e de profissionais da sáude sobre a existência real da Síndrome de Fibromialgia"; restaurando assim a integridade do paciente fibromiálgico em seu todo."

Tudo que você puder fazer para ajudar a outros fibromiálgicos como você, tenha certeza que estará ajudando alguém que conhece tão bem quanto você seu problema!

De FIBROMIÁLGICO para FIBROMIÁLGICO!

A VITÓRIA NÃO SERÁ SÓ PARA ALGUNS, MAS PARA TODOS!

Até a próxima!


Um comentário:

  1. adorei a fotinha de voces..rs
    nós damos risadas, e os outros nem imaginam as dores que sentimos.
    tambem ja passei e-mail para abrafibro, me disponibilizando a ajudar.
    beijocas e vamos a luta guerreiros

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!