Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

quinta-feira, 15 de março de 2012

PROTOCOLO PARA DOR CRÔNICA E FIBROMIALGIA -

A consulta pública de nr. 07 - que tratava sobre o Protocolo para Dores Crônicas e Fibromialgia encerrou-se dia 23.01.12.
Desde então, o protocolo sofreu alterações do que era seu original.
Veja como ficou através do link abaixo:


portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cp_sas_ms_07_dor_cronica_2011.pdf

Um comentário:

  1. OI AMIGOS VOU USAR CAPS LOOK POR CAUSA DA VISÃO, TENHO FIBRO DESDE QUE NASCI, DIAGNOSTICADA SOMENTE AOS 28 ANOS, SOU POSIIVA, REPITIA DESDE CRIANÇA QUE AS FORTES DORES SÃO COISA DA IMAGINAÇÃO MAS ELAS NUNCA SUMIAM, SÓ PIORAVAM.VIM DE UM CLASSE BAIXA E DEPENDENTE DO SUS, ONDE MÉDICOS E PERÍTOS CHEGARAM A AFIRMAR UE ERA PREGUIÇA OU COISA DA IMAGINAÇÃO, PORQUE DORES HORRÍVEIS NÃO CONSTAVA EM NENHUM EXAME. VI ESSA ASSOCIAÇÃO NASCER E ELA É COMO UMA MÃE PARA MIM. SÓ DE SABER QUE NÃO SOU A ÚNICA, QUE NÃO ESTOU SOZINHA NESTA LUTA, QUE TENHO PESSOAS QUE ME ENTENDEM PORQUE SOFREM NA PELE AS DORES QUE SINTO...ISSO MUITAS VEZES ME IMPEDIU DE COMETER UM SUÍCÍDIO!!!Enquanto esse "ZERO", CONSTAVA NO FINAL DO CID DA FIBRO, ÉRAMOS TRATADOS COMO ZERO Á ESQUERDA MESMOOOOOOOO...Quando depois de anos mudou o final e saiu o "ZERO", AS COISAS LENTAMENTE COMEÇARAM A MUDAR E HOJE A MAIORIA DE NOSSOS DIREITOS SÃO CONSTITUÍDOS E GARANTIDOS POR LEI...GRAÇAS A ESSA ASSSOCIAÇÃO QUE UM DIA SONHOU COM ISSO E REALIZOU OS NOSSOS SONHOS NA FM.AGORA NÃO ESTAMOS MAIS DESARMADOS.
    ESTA SEMAN QUE SE PASSOU, 04 DE ABRIL DE 2012, ESTIVE EM CONSULTA COM UMA ASSISTENTE SOCIAL PERÍTA FEDERAL, SABEM O QUE ELA DISSE???
    1- A LEI EXISTE PARA SER CUMPRIDA (não estamos pedindo favores, são Direitos Garantidos)
    2-DOENÇAS TEM PRIORIDADE PARA O GOVERNO
    3- O MAL ESTÁ NA POPULAÇÃO QUE DESISTE DE LUTAR PELOS SEUS DIREITOS (diante a má vontade de servidores públicos em geral)
    4-Comece pelo seu médico pedindo laudos e exames (Particular ou do SUS)
    5-QUANTO AOS MEDICAMENTOS CADA ESTADO É OBRIGADO IMPORTAR SE NÃO TIVER, MAS LHE DAR O MEDICAMENTO GRATUITAMENTE PELO ALTO CUSTO.
    6- PROCURE A SECRETÁRIA DE SAÚDE DENTRO DA PREFEITURA DE SUA REGIÃO E CONTE SOBRE SUAS DIFICULDADES
    7-MARQUE UMA AVALIAÇÃO COM A PERÍCIA DO INSS (se possível argumente, mostre que conhece seus direitos, você não estrá pedindo esmolaa ninguém)
    8- SE NÃO CONSEGUIR COM O INSS, ENTRE COM A CAUSA NA JUSTIÇA GRATUÍTA OU MINISTÉRIO DO TRABALHO TE INFORMARÁ MELHOR, OU UM BOM ADVOGADO.
    9- NÃO SOMOS MAIS FIBROS FANTASMAS, SOMOS SERES HUMANOS E TEOS NOSSOS DIREITOS
    10- SEI QUE EM MUITOS CASOS A DOR CAUSA LIMITAÇÕES, MAS NÃO LHE FALTARÃO FORÇAS PARA CONTINUAR LUTANDO
    POR ISSO AMO TANTO ESSA ASSOCIAÇÃO, QUANDO ME PERDI, ELES ME ENCONTRARAM E ALÉM DE DEUS, VEM DELES A FOÇA QUE BUSCO TODOS OS DIAS PARA CONTINUAR...
    ASSIM COMO A FÊNIS RENASCE DO PÓ, EU ME SINTO UM PÓ RENASCENDO COMO FÊNIS TODOS OS DIAS...

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!