Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Síndrome da Fibromialgia é um mito? Não, mas ela só poderia ser um distúrbio do sono

Enviada: Atualizado: 

Por Gerard Meskill, MD
Ninguém diz: "Eu não acredito que a hipertensão existe", ou "Eu não acredito 'surto' é uma coisa real." Pessoas com síndrome de fibromialgia (SF) sofrem não só de dor generalizada constante, mas eles também enfrentam às vezes o julgamento  e a desconfiança dos profissionais médicos que duvidam que sua condição é real. Eles são rotulados como irritante e necessitados. No sentido literal, insulto é adicionado à lesão.
A causa raiz da SF é mal compreendida, o que pode explicar por que a sua legitimidade é questionada por alguns profissionais de saúde. SF é caracterizada por dor músculo-esquelética crônica generalizada, rigidez e sensibilidade em vários pontos. A prevalência da SF varia de 2 a 3 por cento da população em geral, com as mulheres afetadas de seis a nove vezes mais frequentemente do que os homens.
Além de sintomas de dor de cabeça aos pés, as pessoas com SF também se queixam da falta de sono, fadiga crônica, humor deprimido, dores de cabeça, e muitos outros sintomas. No entanto, as queixas de sono e fadiga crônica podem ser mais importantes para os indivíduos com fibromialgia do que os sintomas de dor. Análise de sono de ondas lentas em indivíduos com fibromialgia frequentemente demonstram características de intrusões de ondas alfa no sono de ondas lentas, que são considerados como contribuidores para a falta de sono nesta população. Além disso, um ensaio usando oxibato de sódio, um medicamento conhecido por aumentar o sono de ondas lentas, demonstrou melhora nos sintomas de fibromialgia.
Como a associação entre a SF e sono tem sido mais estudada, mais uma evidência que montou SF, em muitos casos é um subproduto de um distúrbio do sono. Um estudo de 2006 demonstrou um aumento de mais de dez vezes na SF em indivíduos com distúrbios respiratórios do sono (DS) em comparação com a população normal.
A investigação sugere que o FM é uma desordem da hipersensibilidade do sistema nervoso central (SNC). O sistema nervoso periférico (SNP) tem constantemente o envio de sinais a partir de diferentes áreas do corpo, para o SNC. O SNC, em seguida, filtra esses sinais, despresando o insignificante, respondendo ao mais premente. Devido à hipersensibilidade do sistema nervoso central em SF, esses sinais menores não são filtrados, conduzindo à dor generalizada.
Má qualidade do sono tem um efeito semelhante sobre CNS na filtragem do sinal. Muitos com síndromes de dor crônica (por exemplo, artrite) descrevem melhora da dor com uma boa noite de sono, e vice-versa. É um fenômeno bem conhecido na comunidade de neurologia que a privação do sono é um gatilho poderoso para convulsões. As convulsões são causadas por hiperexcitação inadequada de certos neurônios, levando a uma cascata de descargas eléctricas no córtex cerebral, que ultrapassam (ou "apreendem") a função de que a região do cérebro.
Diagnóstico e tratamento de DS e outras condições crônicas de sono podem levar a uma melhoria significativa na SF independente de qualquer outra terapia. No entanto, uma vez que a esmagadora maioria das pessoas que sofrem SF são mulheres, e muitas mulheres com DS tem interrupções de fluxo de ar mais sutis do que os seus colegas do sexo masculino, é essencial que o teste seja sensível o suficiente para detectar estas mudanças menos óbvias. Aqueles que tiveram um estudo do sono negativa anterior ou que não ronca deve procurar um centro do sono que se concentra no diagnóstico e tratamento de DS sutil, como Síndrome de resistências das VAS. A manometria esofágica pode ser usada para medir a pressão intratorácica durante o sono. Essa métrica pode ajudar a detectar aumento do esforço respiratório e mudanças sutis no fluxo de ar durante o sono que podem causar a fragmentação do sono e que de outra forma seria desperdiçada.
Fibromiálgicos doentes com falta de sono, podem ter despertares noturnos frequentes, se virar na cama, dores de cabeça matinais, congestão nasal pela manhã que não estava presente ao ir para a cama, a boca seca durante a noite, episódios de acordar com palpitações, apertamento dos dentes ou moagem durante a noite, articulação temperomandibular (ATM) ou dor na mandíbula na parte da manhã, e refluxo ácido durante a noite ou pela manhã. Enquanto estes não são sinais específicos de forma independente, todos eles são sugestivos de respiração irregular durante o sono.
Assim, para os 4-6.000.000 americanos que sofrem de SF, talvez seja hora de consultar um especialista do sono. Uma boa noite de sono só poderia curar o que aflige.
Fontes:
Bennett RM, Jones J, Turk DC, Russell IJ e Matallana L. "Uma pesquisa de internet de 2.596 pessoas com fibromialgia." BMC Musculoskelet Disord. 2007; 08:27.
Germanowicz D, Lumertz MS, Martinez D, e Margarites AF. O sono desordenado concomitante com síndrome da fibromialgia respirando . " J Bras Pneumol. 2006 jul-ago; 32 (4) :333-8.
Scharf MB, Baumann M, e Berkowitz DV. Os efeitos do oxibato de sódio sobre os sintomas clínicos e os padrões de sono em pacientes com fibromialgia . " J Rheumatol. 203 de Maio, 30 (5) :1070-4.
Sepici V, Tosun A, e Köktürk O. "síndrome da apnéia obstrutiva do sono como uma causa incomum de fibromialgia: relato de caso." Reumatol Int. 2007 Nov; 28 (1) :69-71. Epub 2007 Jun 23.
Wolfe F, Ross K, J Anderson, Russell IJ, e Hebert L. "A prevalência e as características da fibromialgia na população em geral." Arthritis Rheum. 1995, 38 (1) :19-28.

Gerard Meskill, MD é um neurologista credenciado que se especializa no tratamento de distúrbios do sono. Ele completou a sua formação comunhão sono no Centro de Stanford para Ciências do Sono e Medicina . Ele agora pratica distúrbios do sono medicina e neurologia na área da Grande Houston no abrangentes Medicina do Sono Associates, com escritórios no Woodlands, o Medical Center Houston, e Sugar Land, Texas. Para mais informações, visite http://www.houstonsleep.net .
Fonte: http://www.huffingtonpost.com/stanford-center-for-sleep-sciences-and-medicine/sleep-tips_b_4770369.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!