Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

quarta-feira, 25 de junho de 2008

"COMO TER DISCIPLINA?"


Como encontrar a disciplina, no meio desse emaranhado de sintomas, crises e dificuldades mil?

Não, preciso ir a luta, conseguir aos poucos, ditar algumas regras, se faz necessário e urgente, senão como irá ficar essa situação tão constante mas fora do considerado normal?

Não preciso seguir as que já existem e as que tanto obedeci, mas tenho que alterar algo dentro e fora de mim mesma, é urgente, meu pai, isso está me deixando louquinha e por demais eufórica. Como já disse outro dia, a hora do banho é terrível, o antes significa buscar energias para o banho, mas depois que fico sob a água, ah, ninguém segura meus pensamentos, sonhos, projetos, tudo ao mesmo tempo, vontade de criar, fazer e acontecer, já pensou se pudesse voar do banho para ir de encontro ao que estou pensando?

Ah, seria algo fantástico, lunático, maravilhoso e quem sabe encontraria um pouco dessa disciplina que não consigo enfrentar de frente de maneira alguma?

Tenho pensado muito a respeito, seria uma disciplina dentro dos meus limites, mas ela tem que começar em algum momento, e esse momento está demorando a chegar, pois terei que caminhar acima do que consigo fazer, executar, e aí me pergunto, será que vale a pena? Meus Deus, esse medo sempre presente em todos os momentos, não me deixando em paz!

Bem, considerando a apatia e depressão coladas no meu coração, algo tem que ser feito, e nada é fácil, tudo tem o seu custo e esforço, então vamos pensar em algo.

As vezes pareco estar conversando com alguém, por ficar tanto tempo nesse mundinho tão meu.

Vamos começar então com pequenos exercícos logo após ter ingerido os medicamentos, mas tipo assim uma hora e meia após os medicamentos das dores, ah, por aí, fazer movimentos com o corpo, andando de lá pra cá, pegando um objeto de um lado e levando para o outro e assim zanzar em meu espaço pequeno, é, é por aí que irei começar o meu plano pra chegar na tal disciplina. Pra vocês esse papo tá pra qualquer coisa... ah, Caetano, deve estar mais para um papo maluco, mas tenho que lutar com as armas que tenho, e a que vejo disponível no momento, é por aí mesmo, exercícios pequenos, movimentos leves após as horas de tantas dores, e quer saber? Começo amamhã, tenho que traçar um plano, mas começarei por uma reta de quatro metros, já está de bom tamanho, já estou até imaginando o que os meus dogs vão pensar: - Será que ela vai nos levar pra passear ou endoidou de vez!Vocês nã tem noção como os bichos pensam e agem dependendo da situação, kkk já será um salto enorme e vou conseguir, aguardem o próximo capítulo da minha disciplina, já estou do triste para o eufórico, pensando no que vai dar, uns tropeços daqui outros acolá, e dando certo, passo a receita pra frente, kkkk com certeza, e ... força na peruca, Cris, vai em frente, sem medos, mas faça algo, grite, xingue, tropece, reclame, mas faças o melhor que puder, depois volto e conto de um tudo, viu? Aos amigos que aqui adentrarem, peço que torçam por mim, que eu consiga fazer esse primeiro caminho curtinho, por enquanto, me aguardem, beijos e força na peruca mesmo ..........


No momento, já tomei os remédios, inclusive o dormonid, mas tinha que dividir essa loucura da madrugada, quase duas da manhã, nao imaginam como estou já ajitada só em pensar que vou zanzar com dores e tudo, acredito que esses pensamento positivos e energéticos possam ajudar tantas amiguinhas com dores aumentando e sintomas por causa do frio e de tantos probleminhas do dia a dia, sem energia, mas como esse é o nosso espaço, decidi então deixar registrada a minha primeira caminhada para a tal disciplina que não tenho, não sei onde deixei, mas sei que é necessária, com certeza kkkkkkk beijos lindinhas

Um comentário:

  1. querida amiga.
    conte comigo.
    sempre torço e rezo por voce e por todos que sofrem deste terrivel mal.
    beijos
    da Marta

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!